Apesar de ser um serviço com um certo grau de formalidade, a advocacia também precisa ser divulgada para reunir clientes e prestar seus serviços. Por isso, é muito importante conhecer as técnicas de vendas para advogados.

Em primeiro lugar, conseguir se inserir no mercado da advocacia pode ser uma tarefa que demanda mais atenção e ser bastante trabalhosa, pois as práticas tradicionais de publicidade não se aplicam para essa área.

No caso da prospecção de clientes, até mesmo profissionais veteranos podem enfrentar dificuldades. 

Afinal, nos dois contextos os advogados precisam conciliar uma rotina agitada e atividades diárias com o desenvolvimento de estratégias de marketing específicas para essa área, ou para procurar apoio nesse segmento.

Se você quer saber como resolver esse problema, leia o texto a seguir e conheça 5 técnicas de Marketing Digital para escritórios de advocacia.

Saiba como atrair clientes na advocacia

É preciso pensar a prestação de serviços de advocacia como uma relação econômica, assim como tantas outras.

Ou seja, o advogado precisa saber vender as competências dele e, nesse processo, chamar a atenção de um público-alvo previamente determinado para poder realizar sua atividade.

Quando colocamos a internet nessa equação as possibilidades aumentam, assim como as responsabilidades.

Existem muitas ferramentas que podem ser usadas para o marketing digital, tais como:

  • Plataformas de anúncios digitais;
  • Sites;
  • Blogs;
  • E-mail.

Continue lendo os tópicos abaixo para saber como atrair mais clientes para o seu escritório de advocacia com técnicas de vendas arrojadas e adequadas às normas que regem esse setor, como uma publicidade mais voltada à educação.

  1. Seja atencioso

Você precisa contar com uma equipe profissional  dedicada para cuidar do atendimento aos clientes.

As pessoas que chegam até o seu site a partir do anúncio no Instagram Ads não podem ficar esperando por respostas durante muito tempo, principalmente nesses ambientes que são mais dinâmicos.

O contato tem que ser rápido e efetivo para incentivar os clientes interessados em contratar os serviços que estão sendo oferecidos.

Para isso, monte um planejamento para todos os meios de comunicação que você usa, desde o telefone do escritório até os perfis em redes sociais, estabelecendo a identidade da marca e a qualidade/velocidade para o atendimento.

Assim, será possível administrar todos os canais com qualidade e, por consequência, converter mais leads.

  1. Reúna dados importantes

A equipe de atendimento precisa captar os dados básicos do lead desde o primeiro contato dele com a empresa.

Há estratégias, como anunciar no Google Ads, que dependem do conhecimento de informações de contato dos leads para surtirem o efeito esperado.

Além disso, dados como o histórico de atendimento podem ser usados depois que o cliente fechar negócio. Por isso, otimizar esse processo e contar com ferramentas dedicadas é fundamental.

  1. Use softwares de gestão

À medida que o escritório de advocacia cresce, confiar somente em documentos preenchidos manualmente pode não ser a melhor alternativa por demandar tempo para preenchimento e espaço posterior para armazenamento.

Por isso, considere adotar softwares de gestão, como o CRM, que é especializado no gerenciamento de informações da base de clientes.

Com uma tecnologia desse porte você pode acompanhar detalhes sobre consultas e processos, e montar uma base de dados virtual com todos os documentos necessários.

A eficiência do escritório de advocacia vai aumentar exponencialmente e tanto os funcionários quanto os clientes vão ficar mais satisfeitos, visto que as atividades ocorrerão com mais facilidade e velocidade.

  1. Invista em treinamento

No fim das contas, o sucesso de um escritório jurídico depende principalmente da sintonia e da competência dos profissionais envolvidos.

Todo o time tem de estar alinhado diariamente. A captação de clientes exige esforço e estratégia coletiva, então, os colaboradores precisam estar devidamente preparados.

Nesse contexto, o papel do gestor é garantir que todos estejam treinados para usar as ferramentas necessárias e oferecer o atendimento mais adequado.

Estamos falando de aspectos relacionados desde aos princípios de como funciona o Facebook Ads até o padrão de comunicação que deve ser adotado.

Inclusive, saber escolher o melhor tom de voz para falar com a sua clientela é um aspecto vital das estratégias de vendas. Vamos falar mais sobre isso no tópico que vem a seguir.

  1. Saiba se comunicar

Todas as empresas precisam conhecer a fundo as pessoas para as quais estão se dirigindo.

Esse conhecimento influencia diretamente no impacto de campanhas de anúncios, posts ou atendimentos pelo telefone.

É necessário estabelecer um canal de comunicação claro e direto com o cliente em potencial para que ele se interesse pelos serviços.

Então, invista em estratégias arrojadas para se comunicar com qualidade com as pessoas que te acompanham e procuram pela sua consultoria jurídica.

Conclusão

A atração de clientes é uma verdadeira arte do marketing. A iminência das estratégias digitais trouxe ainda mais sofisticação a esse campo.

Diante desse ambiente tão fértil, os profissionais de advocacia precisam acompanhar as novas tecnologias.

Manter-se atualizado é a palavra-chave para manter o escritório jurídico em evidência e oferecer auxílio continuamente aprimorado.