À medida que o comércio continua sua evolução para o mundo digital, os consumidores estão começando a comprar carros online em uma grande crescente.

Enquanto a maioria dos motoristas ainda se dirige aos lotes para seus futuros carros, os compradores estão cada vez mais verificando os sites em busca de carros novos, usados ​​e de colecionador. E, assim como em outras partes do mundo online, os golpistas estão procurando por compradores de carros para aproveitar.

Para evitar cair em golpes online, e muitos deles se aplicam à compra de carros, até mesmo se for comprar um carro usado, é essencial tomar muito cuidado. Aqui estão algumas dicas para evitar ser vítima desses golpes de vendas de carros online.

Faça suas compras em sites confiáveis

O site pode ter muitos negócios de carros listados, mas é um jogo de dados se eles são reais ou em bom estado. Não há proteção ao consumidor, por isso é importante usar de discrição.

Você apenas tem que ter cuidado. Existem compradores e vendedores, mas também golpistas. 

Nunca pague sem ver o automóvel

Muitos golpes pedem dinheiro adiantado, e muitas pessoas ficam felizes em enviar dinheiro com a promessa do carro dos seus sonhos.

O golpista pode pedir uma transferência eletrônica, um cartão de débito pré-pago ou um cartão-presente antes mesmo de se encontrar para garantir que eles não “vendam” para outra pessoa.

Um vendedor deve se encontrar bem antes de fazer a venda.

Não acredite na foto que você vê

Uma imagem diz mil palavras. Mas essas palavras também podem ser mentiras. Lembre-se de que as fotos podem ser editadas e os detalhes borrados.

Além disso, só porque um carro parece impecável por fora, isso não significa que tudo está OK sob por dentro. Certifique-se de obter um carro verificado por um mecânico treinado para ter certeza de que está fazendo um bom negócio.

Use apenas sites com transações seguras

Certifique-se de comprar carros apenas em sites com transações seguras. Os sites inseguros deixam os computadores vulneráveis ​​a ataques, potencialmente dando acesso a informações pessoais.

Um bom sinal é “https” antes da URL. Também sugerimos visitar o site para ler comentários e verificar a qualidade do site.

Use um revendedor de automóveis legítimo ou casa de leilões e verifique as classificações de históricos de reclamações.

Use pagamentos seguros e rastreáveis

Além de usar sites com transações seguras, é sempre bom usar uma forma de pagamento segura e rastreável, caso a venda dê errado.

Nunca use transferências eletrônicas, cartões de crédito pré-pagos ou métodos de pagamento não tradicionais. Pague apenas com formas de pagamento tradicionais rastreáveis. Além disso, não concorde em acordos somente em dinheiro, pagamentos adiantados caros ou acordos de aperto de mão, apenas no caso de o vendedor não ter as melhores intenções.

E não compre de um site sugerido pelo potencial vendedor como condição de venda.

Não compartilhe informações pessoais

Claro, o vendedor pode parecer bom e confiável, mas isso pode ser uma atuação.

Seja comprando um carro, vendendo um carro ou fazendo qualquer outra coisa na Internet, tenha cuidado ao compartilhar informações pessoais, incluindo informações bancárias e de cartão de crédito, seu número de documentos e seu aniversário. Os golpistas são incrivelmente astutos com as informações que podem obter para descobrir ainda mais.

Fique calmo sob pressão

Não caia em um negócio que parece bom demais para ser verdade. Assim como em situações físicas de revendedor de automóveis, não caia nas táticas de pressão.

Os golpistas podem fazer o consumidor sentir que precisa agir agora ou perder um grande negócio. Essas táticas de alta pressão podem fazer um comprador agir irracionalmente e entregar dinheiro ou potencialmente fornecer informações que não deveriam.

Quando possível, compre local

Os compradores de carros de colecionador podem ter problemas com essa dica, já que carros raros podem estar disponíveis apenas em locais longes. Felizmente, os colecionadores sabem as melhores maneiras de lidar com suas transações, mas infelizmente nem sempre é esse o caso.

Para casos normais, no entanto, é melhor ficar perto de casa. Pesquisar na Internet é ótimo e conveniente, mas permanecer no local permite que o comprador verifique um carro pessoalmente e conheça o vendedor antes de fazer uma grande compra.

Utilizando essas dicas, com certeza você vai comprar seu automóvel de uma maneira muito mais segura e melhor, evitando cair em qualquer tipo de golpe na internet.