Todas as pessoas sabem que é preciso tomar pelo menos 2 litros de água por dia. Para criar o hábito saudável de sempre beber água o suficiente para um dia, pesquise na internet por “personalizar caneca de alumínio”. Dessa forma, você terá sempre água fresca e disponível para você beber. Vale também usar o despertador do celular para lembrar de tomar água.

Beber água o suficiente é muito importante para os seres humanos e influência em várias funções do organismo, como por exemplo a circulação de sangue pelo corpo, ajudar em sua digestão e muito mais. 

Porém, os benefícios de tomar muita água por dia também impactam na saúde física, emocional e mental. Ainda mais, ter uma desidratação grave por falta de beber água pode piorar o sobrepeso de seu corpo e ter como consequências doenças mais sérias. 

Dessa forma, conheça as vantagens de tomar muita água para sua saúde.

1.     Perder peso

Um grande desafio na hora de controlar o peso é saber quando você está com fome. Pode ser outro tipo de necessidade, como sede, tédio e até ansiedade. Tudo isso pode ser saciado com comida, mas não é saudável.

Portanto, em vez de comer aquela guloseima ou atacar salgadinhos por fome, tente tomar água antes e observe se você fica saciado.  Beber pelo menos dois copos de água antes de uma refeição também controla sua sensação de saciedade. Assim, você não comerá mais do que o necessário para se sentir satisfeito.

2.     Pele saudável

Outro ótimo benefício de tomar muita água no cotidiano é porque a água é um hidratante natural da pele e com preço bem acessível. Quanto mais água você beber, menos seca sua pele ficará, já que a água funciona como antienvelhecimento, diminuindo rugas e mantendo a pele saudável.

Beber muita água pode fazer com que você reduza o tempo de skincare no rosto e cuidados com a pele do corpo todo.

3.   Aparência saudável

Com a correria do cotidiano, você tem muita chance de ficar cansado sem motivo aparente. Aumentar o consumo de água pode amenizar essa aparência de fadiga.

Quanto menos água você beber, menor será seu volume de sangue e isso significa menos circulação de sangue no cérebro. O cortisol, que é o hormônio liberado quando você está estressado, tende a diminuir por causa da desidratação. Dessa maneira, você fica mais estressado. O cortisol é um hormônio muito importante para regular seus humores. 

Por isso, beber mais água também diminui os níveis de estresse. Você pode tomar um ou dois copos de água antes de um evento que será mais tenso, como uma reunião monótona, uma discussão ou até antes de pegar o trânsito.

4.     Menos excesso de barriga

A água é um poderoso agente para melhorar o processo de digestão. Por isso, deixe seu organismo sempre bem hidratado. Isso ajuda no funcionamento do intestino e evita constipação e inchaço na região. Além disso, beber bastante água dá disposição e melhora seu humor. 

5.     Mais produtividade

Conforme já dito na dica acima, a água deixa você mais disposto e com bom humor. Isso pode afetar positivamente todas as suas tarefas, seja em sua casa, no escritório ou na vida acadêmica.

Dessa maneira, você também se mantém ativo, porque sempre tem que beber água e ir ao banheiro. Pausas são muito importantes na correria do cotidiano, para ajudar o cérebro a descansar, focar e ter mais produtividade em qualquer tipo de atividade.

6.     Combate doenças

Uma das maiores vantagens de beber muita água durante o dia é a diminuição de alguns sintomas de resfriados ou tosse. Você também tende a ficar menos constipado. A água também é responsável por diminuir o risco de você desenvolver cálculos renais. Esse problema atinge pelo menos 10% da população de nosso país e causa dores muito intensas.

Conclusão

Tome ao menos 2 litros de água por dia, ou até mais dependendo do seu peso. A água faz bem para saúde física, emocional e mental. Além disso, todos os médicos são unânimes na orientação dos pacientes beberem mais água. Por isso, mantenha uma garrafa de água por perto. Existem até aplicativos que lembram a você que é hora de tomar água.