Os óculos de sol sempre são um objeto de afeição. Principalmente os escolhidos a dedo. Você precisa escolher a armação, modelo e até fazer pesquisas na internet com termos como “preço de lentes de grau”. Faz sentido ter apreço pelo objeto, já que ele é um companheiro em horas como dirigir, pegar sol, ir para praia ou piscina.

Com o passar do tempo, os óculos passaram a ter mais aparições no mundo da moda. No entanto, mais do que um item estético, os óculos de sol servem para proteger os olhos dos raios ultravioletas emitidos pelo sol.

O modelo precisa ser adequado para seu rosto, além de ter lentes que não causam distorções na visão. Os óculos ideais também precisam ter características de segurança estipuladas por lei.

Além disso, é recomendado utilizar os óculos de sol em qualquer estação do ano, já que o sol não aparece apenas no verão. Por isso, aprenda algumas dicas para cuidar direito dos seus óculos de sol.

1. Guarde os óculos em um local seguro

Não deixe os óculos jogados em qualquer lugar, como em cima da cama ou do sofá. Quando você não estiver utilizando, guarde os óculos no estojo dele. Tenha preferência por um estojo que vem junto com a armação, já que ele conserva bem o item, além de ser aveludado e evitar danos nas lentes.

Nunca jogue os óculos direto na bolsa sem a proteção do estojo. Guarde sempre com as lentes voltadas para cima. Além disso, guarde o estojo em um local seguro, longe do alcance de crianças e animais de estimação. Também guarde em um lugar que o estojo não possa cair.

2. Evite guardar os óculos em lugares quentes

Pode parecer contraditório, mas não é. Não deixe os óculos em lugares quentes como no carro ou saunas, por exemplo. Caso os óculos fiquem guardados em um local muito quente, isso pode danificar a armação, causando deformações e descoloração, além de prejudicar as lentes. Nem uma boa limpeza poderá resolver o problema. No entanto, utilize os óculos no sol sem moderação.

Se for um local como praia ou piscina, sempre guarde-os quando não estiver utilizando. Além disso, saiba que o contato com sal, areia, cloro e protetor solar podem danificar os óculos. Por isso, deixe-os em seu rosto ou guardado no estojo.

3. Limpe bem seus óculos

A limpeza dos óculos é a parte mais importante de sua manutenção. Você precisa cuidar disso para manter as lentes higienizadas e evitar arranhões. Você pode limpar seus óculos com água e sabão neutro. Esfregue as lentes com os dedos de forma delicada, depois enxague. Use papel para secar, também de forma suave.

Não limpe os óculos com material seco, já que até a poeira pode causar danos nas lentes. Evite usar também produtos como acetona ou detergente. Isso pode machucar as lentes.

4. Não use sua cabeça de suporte para os óculos

Deixe os óculos sempre no rosto, na frente dos olhos e nunca use sua cabeça como suporte. A armação dos óculos pode ficar torta. Com o tempo, isso pode ficar irreversível.

Uma armação torta prejudica o bom uso dos óculos, já que as lentes não ficarão adequadas ao seu rosto. Quando não estiver utilizando os óculos, guarde no estojo.