Ter uma loja online é bem prático atualmente. Isso não significa que é pouco trabalho. Em geral, os empreendedores de pequenas lojas virtuais dão conta de tudo sozinhos. Por isso é necessário entender a forma mais prática, eficaz e rápida de realizar as tarefas.

Uma delas é a entrega das encomendas. Escolher as formas de envio de mercadorias é uma ação que necessita ser bem planejada em sua loja virtual.

Se a entrega for bem executada, isso gera uma melhor experiência de compra para seus clientes. Isso significa fidelizá-los. No entanto, se a entrega atrasar, se a embalagem for violada ou o produto não chegar em boas condições, você pode perder clientes.

Por isso, entenda como realizar a entrega das encomendas de sua loja online.

1 – Correios

Os Correios é a forma mais popular de envio de mercadorias. A empresa é tão conhecida que até oferece condições especiais para proprietários de lojas virtuais. Ou seja, enviar pelos Correios só otimiza o seu tempo.

Pode ser uma peça de roupa em uma caixa ou um item mais pequeno em um envelope plástico personalizado. Os Correios possuem opções diversas para você.

Há a opção de envio via PAC OU Sedex. O PAC demora mais, no entanto seu preço é mais em conta. Já o Sedex é para entregas mais rápidas.

2 – Transportadoras

As transportadoras não possuem limites de peso ou dimensão para entregar as mercadorias. Essa opção é ideal para lojas virtuais que vendem produtos com mais de 30 quilos. Ou até quando a soma de todas as entregas ultrapassarem esse limite.

Outra vantagem de optar por uma transportadora é que você não tem o risco de paralisações e greves, como acontece com os Correios. Assim, suas entregas sempre cumprem o prazo de chegada.

Já para o cálculo do frete, em geral as transportadoras possuem uma tabela de preços que podem ser consultadas em sites próprios.

3 – Entrega própria

Para muitas empresas, terceirizar o serviço de entrega com uma transportadora ou pelos Correios significa economizar tempo e dinheiro. No entanto, se a sua loja virtual atender apenas a sua região, uma boa opção é realizar as entregas por conta própria.

As transportadoras e os Correios obedecem a uma rotina de procedimentos e horários que pode chegar a dois dias para entregar uma mercadoria para um cliente no mesmo bairro que o seu. Portanto, ter o serviço de entrega com uma moto ou um carro pode compensar.

4 – Motoboy

Aqui você pode contratar um motoboy freelancer para realizar as entregas de sua loja virtual. Isso faz com que você não gaste com manutenção e combustível para seu veículo próprio.

O processo de entrega pode ser mais eficaz se você contratar uma empresa especializada em entregas por motoboy. Em geral, eles são treinados para apresentarem agilidade na entrega e um ótimo atendimento ao cliente.

5 – Retirada no local

Outra opção para uma loja virtual que só atende uma região próxima é a de oferecer a retirada do produto no local. Assim, você pode isentar o cliente do frete. Você também pode criar essa opção só para quem mora perto.