Encontrar um bom advogado é essencial em alguma etapa de sua vida. Ele será o profissional que vai representar você em alguma causa e é peça fundamental para seu sucesso ou fracasso.

No entanto, atualmente há muitos advogados disponíveis até online. Além disso, há muitas ramificações na área jurídica. Ou seja, é necessário acertar na especialidade do advogado também. As áreas jurídicas existentes são:

  • Família e Sucessões;
  • Trabalhista;
  • Previdenciário;
  • Consumidor;
  • Criminal;
  • Empresarial;
  • Contratos;
  • Responsabilidade Civil;
  • Civil;
  • Tributário;
  • Administrativo;
  • Constitucional.;
  • Imobiliário.

Por isso, confira algumas dicas para contratar um bom advogado.

1 – Defina o tipo de especialização do advogado

Conforme já dito, os advogados não atuam na mesma área jurídica. Em geral, um advogado tem sua própria especialidade. Caso sua necessidade seja de um advogado para um divórcio, o correto é contratar um profissional especializado em direito da família.

Caso você esteja interessado em vender sua empresa e esteja buscando ajuda no Google com as palavras de pesquisa “quero vender minha empresa”, a especialidade do advogado deve ser outra. No caso de um processo contra uma empresa que você já trabalhou, a especialidade deve ser direito trabalhista.

Por isso, é muito recomendado procurar um advogado especialista no seu tipo de problema para conseguir resultados favoráveis.

2 – Faça pesquisas na internet

Procure por advogados e escritórios de advocacia pela internet. Ler as avaliações de cada um em sites especializados ou no Reclame Aqui, por exemplo, vão nortear sua decisão de contratar ou não.

Faça uma lista de possíveis advogados e com base nela e em suas pesquisas, exclua algumas opções. Dessa forma, você ficará mais perto de contratar o advogado ideal.

3 – Peça referências de clientes antigos

Esse é o passo mais importante. Com uma lista de possíveis advogados para você contratar, procure referências de antigos clientes deles. Você pode até pedir para o advogado passar o contato de alguns clientes que ele já atendeu. Dessa forma, você saberá sinceramente como são prestados os serviços por cada advogado.

4 – Entre em contato com as melhores opções

Você já fez todo o processo de avaliação dos seus possíveis advogados. Agora é hora de entrar em contato com eles e explicar sua necessidade. Além de trocar e-mails, falar via aplicativos de mensagens e ligações telefônicas, verifique a possibilidade de marcar uma reunião presencial.

Esse trabalho vale a pena, já que o advogado contratado vai representar você para ganhar ou não uma causa, entre outros tipos de processo. No entanto, para o resultado ser favorável para você, é necessário um bom advogado.

Por isso, uma reunião presencial é importante. São seus direitos que estão em jogo. Veja qual é a clareza de explicação de cada advogado e quais são as etapas para obter sucesso. Além disso, tire todas as suas dúvidas.   

Conclusão

Você já entendeu que é necessário buscar um advogado na especialidade que você precisa, verificar na internet a reputação de suas opções, além de ter referências de antigos clientes e fazer uma reunião presencial. Dessa forma, você vai encontrar o advogado ideal para seu caso.